DIA DO CATEQUISTA
Neste domingo, 28 de agosto de 2011, às 8:30h no Ginásio o Bacurau, celebramos a vocação do leigo na Igreja, especialmente do leigo catequista.
O dia catequista foi comemorado com grande alegria em nossa Paróquia. Acolhemos o encontrão diocesano de catequese. Todos os catequistas da Diocese de Guarabira vieram agradecer a Deus pela sua vocação de comunicadores do Evangelho de Jesus Cristo.
O encontro começou às 8h com a acolhida feita pelos catequistas e catequisandos da nossa Paróquia aos que chegavam. Às 9h oferecemos um café comunitário e as 9:30h aconteceu o momento de acolhida e oração.
O momento de acolhida se deu com a entrada do estandarte do tema do encontro: “CATEQUESE: UMA AMIZADE COM JESUS.”, carregado por todos os catequisandos e entregue aos catequistas que o colocaram no centro do ginásio. Depois todos os participantes foram convidados a dançarem a dança da amizade.
Em seguida, a equipe de música, movimentou a todos com animado louvor catequético. Terminado o louvor, foi dado início a oração da manhã. Cada cidade representada por um catequista, entrou no ginásio com uma tocha acesa e o grupo de dança da Paróquia, DAC, dançou a música Inflama. A programação continuou com diversas apresentações das paróquias.
O encontrão terminou com a Santa Missa presidida pelo Vigário Geral, o Monsenhor André e concelebrada pelo Padre João Firmo e pelo Padre Roberivaldo.
Com nossos parabéns a todos os catequitas vão também algumas dicas para um bom desempenho na catequese:
1. Antes de tudo, a preparação interior. O
atequista deve ser um convertido, uma pessoa de boa conduta. Dar testemunho de vida na igreja, na família, no trabalho, no convívio social. Ninguém dá o que não tem. O copo só transborda quando está cheio.
2. Preparar profissional. Conhecer a doutrina, a Psicologia da criança, a Pedagogia.
Atualizar-se, participando de cursos. É preciso renovar e aumentar a bagagem. Não só para ter o que passar para os outros, mas para seu próprio enriquecimento espiritual.
Atualizar-se, participando de cursos. É preciso renovar e aumentar a bagagem. Não só para ter o que passar para os outros, mas para seu próprio enriquecimento espiritual.
3. É preciso pregar e falar com unção. Só a técnica não resolve. Há pregadores que se parecem com gravadores. Não colocam unção e paixão naquilo que falam. O espírito das trevas sabe a Bíblia de cor, mas não tem unção. Por isso não converte ninguém.
4. Preparo humano: Boas maneiras no trato com os catequizandos. Amor, mas amor exigente. Dedicação. Merecer a confiança que os pais dos catequizandos depositam no catequista.
5. Aprender com a Mãe de Jesus, que foi sua melhor catequista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário