quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO JOSÉ RENATO - 21 DE JANEIRO DE 2012 ÀS 16H NA CATEDRAL NOSSA SENHORA DA LUZ

Depois de um grande intervalo de 25 anos, a Cidade de Dona Inês terá a alegria de ver mais um de seus filhos chegar ao sacerdócio.

IESU, CONFIDEO IN VOS - DIÁCONO JOSÉ RENATO
"Pois somos criaturas dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras que Deus já antes tinha preparado para que nelas andássemos".
(Ef 2,10)
O Diácono José Renato é natural de Dona Inês. Teve um longo período de estudos no seminário se preparando para o exercício no Ministério Sacerdotal. Primeiramente estudou um ano no Seminário Santa Teresinha na cidade de Areia onde hoje exerce seu estágio pastoral. Depois fez seu primeiro curso superior na cidade de Campina Grande estudando filosofia no Seminário São João Maria Vianney onde passou três anos. Logo em seguida foi para São Paulo completar seus estudos cursando teologia no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Atualmente está na cidade de Areia na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição estagiando como Diácono e no dia 21 de Janeiro, dia de Santa Inês, será a sua ordenação presbiteral na Catedral de Nossa senhora da Luz em Guarabira.
Depois de um grande intervalo de tempo (25 anos ), a Cidade de Dona Inês terá a alegria de ver mais um de seus filhos chegar ao sacerdócio. Depois de Mons. Nicodemos, que há pouco tempo celebrou suas bodas de prata, ele será o segundo filho a ser ungido sacerdote.
A vocação é um chamado de Deus ao homem e ao mesmo tempo uma resposta do homem a Deus. Já o sacerdócio é um chamado específico para o serviço e para as obras de Deus. Para isto, o Diácono José Renato foi escolhido e, segundo os depoimentos dos próprios moradores da cidade, respondera bem desde pequeno onde muitas vezes já encenava a missa. Aos poucos José Renato foi crescendo e amadurecendo, nos mais diversos campos. No estudo se destacou pelo empenho em aprender e ao mesmo tempo ensinar a que sabia aos demais da turma. Na Igreja não foi diferente, pois seguindo o exemplo de seus pais, pessoas muito religiosas, ele também se mostrou muito religioso e contrito diante de Deus. Os Amigos da Bíblia, grupo que ele fora coordenador por muitos anos, sabe, aprova e reconhece quão benefício foi dado por ele ao grupo.
Mas, o crescimento não pára por aí. O amadurecimento é constante. Todo momento se tem algo de novo a apreender e o povo de Dona Inês como sempre esteve, hoje mais do que nunca está disposto a contribuir no crescimento de mais um irmão. A maior alegria se dá na vitória conquistada com a união entre os irmãos. Por isso, todos os irmãos Filhos de Dona Inês se alegram com esta primeira vitória.
O sacerdócio é uma missão maior que será confiada ao Diácono José Renato e todos unidos a ele se felicitam e celebram esta vocação: Iesu, confideo in vos!


Autor:  José Ricardo Ribeiro Alves

Um comentário:

  1. Como você bem disse José Ricardo: “A vocação é um chamado de Deus ao homem e ao mesmo tempo uma resposta do homem a Deus. Já o sacerdócio é um chamado específico para o serviço e para as obras de Deus.”
    Você também está respondendo a esse chamado de Deus muito bem. Trilhar o caminho do Sacerdócio e dizer sim pode ser comparado ao SIM de Maria ao responder: “... eis aqui a serva do Senhor! ...”. Nossa Paróquia muito se alegre, tendo entre seus filhos e filhas, pessoas dispostas a dizer SIM, assim como Monsenhor José Nicodemos e Irmã Elizete, já consagrados, Diácono José Renato, quase Padre, você e Jonathan em fase de gestação ao serviço sacerdotal. Que Deus seja louvado pelo sim de todos vocês, filhos e filhas de nossa Dona Inês, e, que o Pai do Céu aumente o desejo nos vocacionados(as), a também responderem positivamente a este convite de amor e doação da própria vida.

    ResponderExcluir