PROCISSÃO DO ENCONTRO
Existe uma tradição muito antiga e comovente que se faz na maior parte das cidades do interior do Brasil. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos.
As mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das mulheres piedosas. Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.
Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro
Nesta Semana Santa, seguindo os passos de Jesus, aconteceu a Procissão do Encontro recordando o Encontro de Jesus com sua Mãe a caminho do Calvário. O filho em direção ao lugar do sacrifício, encontra-se com a mãe dolorosa. Encontro confortador. Presença da mãe, certeza da mão amiga, garantia de solidariedade.
Maria, a mãe, faz o que pode. O momento não é para celebrações, abraços... É trágico e os encarregados de assassinar o Nazareno têm pressa de levá-lo para a cruz, por isso afastam às pessoas incômodas. Maria se retira em prantos. Afinal, aquele jovem desfigurado que vai ali é seu filho. Maria não o perde de vista. E no meio do alvoroço de soldados e povo e caçoadas e lágrimas, ela o acompanha até o fim.
Em sua mente e em seu coração, Maria repassa o nascimento, a infância e os anos de juventude do filho. Relembra também os encontros e desencontros dos homens com Jesus durante sua vida pública.
Jesus e as crianças – Mt 18,1-4
Jesus e a mulher pecadora - Lc 7,36-50
Jesus e a mulher com hemorragia – Mc 5,25-34
Jesus e a samaritana – Jo 4,1-26
Jesus e o jovem rico – Mt 19,16-22
Jesus e Zaqueu – Lc 19,1-10
Jesus e o cego Bartimeu – Mc 10,46-52
Nenhum comentário:
Postar um comentário