quinta-feira, 5 de março de 2015

QUARESMA: TEMPO DE CONVERSÃO

Quaresma: tempo de conversão
É tempo de jejum, penitencia, caridade e reflexão. Nesta quarta-feira (18), a Igreja abre a Quaresma, tempo de 40 dias que precedem à festa da Páscoa. Assim como Jesus jejuou e rezou durante quarenta dias antes de enfrentar as tentações no deserto, a Igreja exorta seus fieis a vencer as dificuldades através da oração e da penitência. É uma preparação espiritual para vivenciar o mistério da paixão e ressurreição de Cristo.

A Igreja orienta que, durante este tempo especial de graças, devemos aproveitar todas as oportunidades para renovarmos nossa fé e nossa postura como cristãos. Como o apóstolo São Paulo disse aos Coríntios, devemos abandonar o pecado e buscar o perdão do Senhor: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20).
No entanto, embora este seja um período de contrição e oração constante, não deve ser um tempo de tristeza. Jejuar um tipo de comida ou as redes sociais pode até incomodar o prazer corporal e mental, mas a reconciliação com Deus satisfaz a alma. Não há felicidade maior que buscar a santidade de forma concreta.
O primeiro passo é fazer uma boa confissão para poder viver a Quaresma livre do pecado. O jejum é outro exercício quaresmal, onde recorda-se que "não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus" (Mt 4,4). É a penitência do desapego e da renúncia às coisas que impedem o cristão de amar e servir a Deus acima de todas as coisas.
A Igreja nos recomenda neste tempo, uma vez por semana, fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. E, claro, participar da Santa Missa, atualização do sacrifício de Jesus por nós. Na Casa Mãe da Comunidade Doce Mãe de Deus, a Santa Missa é celebrada diariamente: de segunda a sexta-feira, às 19h; aos sábados, às 7h; e aos domingos, às 6h e às 16h.
Sem dúvidas, quem vive bem a Quaresma, participa intensamente da Páscoa do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário