quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O PENSAMENTO DOS CRISTÃOS LEIGOS - 01


Eu creio, mas aumentai a minha fé


Eis que há tempo ouvimos falar: o que é ter fé? Como posso viver a minha fé? E como posso ensinar a fé ao próximo? Nesse afã de tantas perguntas, a Bíblia nos revela que é impossível agradar a Deus sem a fé (Hb 11,16).
Sabemos que ter fé é acreditar e esperar. É sentir no mais íntimo do nosso ser a revelação e as primícias de Deus em nós. Ainda na Sagrada Escritura, na Carta de Paulo aos Efésios 4,5 veremos que aquele que caminha pela fé será um ungido de Deus em um só Senhor, um só batismo e uma só fé.
            Que lindo, quando em comunhão com Cristo e com os irmãos na Santa Missa  o sacerdote ergue o cálice e a patena e conclui: eis o mistério da fé e nós pronunciamos: Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé. Mesmo que ela seja do tamanho de uma semente de mostarda, ainda assim, pode curar e salvar.
A fé sem obras é infrutífera.  Pois “nem todo aquele que  diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas sim, aqueles que praticam a vontade do meu Pai que está nos céus”. (Mt 7,21). Precisamos buscar  mais o conhecimento e a compreensão do que significa  crer.
O Papa Paulo VI, um homem de paz, em tempos de guerra, uma vez exortou ao mundo de como, em suas orações, estreitava sua relação com Deus: “Lembra-te Senhor de que sou criatura sua, eu não existia e tu pensastes em mim desde o ventre materno, morrestes por meus pecados na cruz, ensina-me a crer no invisível, ensina-me a ter fé, tu me chamastes do nada, eis me aqui”.
            Ele visualizava novos horizontes de concórdia entre os povos e contribuiu em sua humildade, como pastor, a crermos e a confiarmos no que os nossos olhos não podem ver mas, nosso coração pode sentir. Contudo, que nós possamos evangelizar mais, viver mais a fé, e que essa fé seja um dom divino em nós. O ato de crer  em Deus,  nos sustenta. Lembremos que crer não significa ter tudo claro, demonstrável, pois nem sempre aquele que tem fé estará livre  de dúvidas sobre o que confiar.
É necessário assimilar a Palavra de Deus em nossa vida, no nosso dia a dia, recolhendo-nos  na gratuidade da fé.  Santo Afonso de Ligório dizia: “para ser santo é preciso fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”. Isto é então, cumprir os seus preceitos e aceitar com fé tudo o que nos acontece e que não pode ser mudado.
Somente quem ama sabe que Deus é amor. (1Jo 4,16). Confie, acredite. Ter fé é garantir que nada pode separar o coração da pessoa humana do coração de Deus. Se estivermos unidos a vontade divina em todas as tribulações é certo que faremos tudo que agrada a Deus, porque tudo concorre para o bem dos que amam a Deus (Rm 8,28).
Ter fé não é, e nunca será um saber teórico; é uma realidade que se vive, que se sente. É uma resposta que damos a Deus e que se revela iluminando-nos, porque Deus não cessa jamais de atrair-nos. Devemos sempre dizer: eu creio em Deus, sim, eu creio. Crer nesse Ser de tamanha realeza é professar a fé. A nossa fé!

Por Daise de Fátima
Missionária do Dízimo e Catequista da Crisma

Nenhum comentário:

Postar um comentário